terça-feira, 27 de novembro de 2012

Hidratação com coco verde devolve maciez ao cabelo seco


Produtos certos, uso de máscara pré-lavagem e cortes frequentes das pontas também ajudam a combater o ressecamento dos fios



Por Fernanda Nogueira

Hidratações feitas de coco verde e uso de produtos pré-lavagem são práticas que ajudam a cuidar do cabelo seco. Outros itens indispensáveis da lista de cuidados são a escolha certa de xampu, condicionador e leave-in, uso de máscaras reconstrutoras, além de cortes frequentes.

Antes de começar qualquer tratamento, é preciso saber por que o cabelo está seco. Há quem tenha fios naturalmente ressecados e quem sofra com as agressões do secador, babyliss e chapinha, além dos processos químicos, como reflexos, tinturas e progressivas.

“O cabelo seco é mais característico das pessoas que têm cabelo ondulado ou crespo. Este tipo de fio, por uma questão física, repele a água, por isso precisa de hidratação. O cabelo liso absorve mais água”, afirma o médico tricologista (especialista em cabelo) Luciano Barsanti, que é diretor do Instituto do Cabelo e presidente da Sociedade Brasileira de Tricologia.

Em todos os casos, os sintomas são os mesmos: fios ressecados, com frizz e com pontas abertas e quebradiças. Um bom tratamento começa pelo hábito de encarar a tesoura a cada dois meses no máximo. “Pode ser só para tirar as pontas, mas precisa cortar sempre”, diz a cosmetóloga Cris Dios, do salão Laces and Hair, em São Paulo.

Coco verde
Na hora de escolher uma máscara para usar toda semana, é preciso buscar produtos reconstrutores. “Hoje tem muitos produtos cheirosos, que deixam o cabelo macio, mas não têm tantos nutrientes. Tem que ter aminoácidos, para deixar o cabelo saudável”, afirma Cris Dios. Pedir uma indicação do cabeleireiro é a melhor forma de acertar na hora da compra.

Quem prefere opções naturais pode fazer uma hidratação com coco verde. “Tem as propriedades nutrientes da água do coco, que tem sais minerais e antioxidantes e o creme do coco, que é extremamente hidratante. Deixa o cabelo sedoso, fácil de pentear e brilhante”, diz Barsanti.

Para preparar o creme, basta colocar a água e a polpa do coco verde no liquidificador e bater por um minuto. Depois, é só passar nos fios, a um centímetro do couro cabeludo, esperar 40 minutos e enxaguar com água fria. Vale fazer a receita toda semana no verão, quando o cabelo sofre mais com o sol e os raios ultravioleta, e a cada quinze dias nas outras estações.

Antes de lavar
A máscara pré-lavagem, segundo Cris Dios, recompõe a estrutura interna do cabelo. “No Laces and Hair, temos o Soro Vitaminado, à base de proteínas e aminoácidos, mas tem outras opções no mercado”, diz a cosmetóloga. O produto deve ser passado no cabelo seco antes de lavar. É só esperar de 5 a 10 minutos, depois enxaguar e lavar.

Xampu e condicionador também devem ser escolhidos a dedo. É bom evitar produtos com corante, sal e procurar opções com pH fisiológico, segundo Barsanti. Extrato de rosas brancas, prímula, sálvia, óleo de semente de girassol, extrato de alecrim, óleo vegetal de coco e manteiga de karitê são ativos que aumentam a eficácia desses produtos, por serem hidratantes.

“O xampu não pode ser muito adstringente, nem muito gorduroso. Se tiver muito silicone, vai deixar resíduos no couro. Isso impede que a oleosidade natural, protetora da cutícula, percorra o fio. Isso deixa o fio mais ressecado e o couro oleoso”, diz Cris Dios.

O condicionador é essencial para equilibrar o cabelo seco, selar, deixar os fios maleáveis, tirar o frizz e dar brilho. “O ideal é que algum fator de nutrição e que não tenha muita queratina, que enrijece o cabelo”, diz Cris Dios. O leave-in finaliza os cuidados diários, protegendo do secador e chapinha, do sol e da poluição.


Fonte 5 Minutos

Nenhum comentário:

Postar um comentário